Evitar ☟

dezembro 20, 2017

Imagem hipotética de um grupo de amigos fixolas. Não se aplica, de todo, a este caso.

Estive imenso tempo a escrever este post, dêem-me algum valor e leiam até ao fim porque acho que vale a pena.

Referi isto há pouco no meu twitter, há situações completamente desnecessárias que uma pessoa podia ter perfeitamente em consideração e evitar.
Como já disse por aqui, eu fazia parte de um grupo de "amigos" éramos 10 pessoas e combinávamos coisas e fazíamos tudo juntos desde dar prendas a algum de nós em conjunto a sair à noite para caminhadas ou cinema. Desde que o Stiles e a Sophie me fizeram o que fizeram as coisas começaram a mudar, melhor a revelar-se e o grupo a deteriorar. Okay, talvez nunca tenha falado directa e concretamente sobre isto por aqui, mas dá e vai dar para perceber...
Houve situações extremamente chatas para comigo e outras pessoas ao longo do tempo, que mais tarde posso contar-vos aqui ou não é como preferirem, que me levaram a afastar um pouco e a dizer que não a muitas das saídas, prendas e afins. As pessoas conseguem ser muito mesquinhas e hipócritas ao ponto de não falar com todos de tudo e fazer alguém de fora sentir-se mal, e eu não me sentia bem com isso. O ano passado eu saí de um dos chats desse grupo e disse o porquê, toda a gente entendeu. Este ano, como adulta que sou, falo com toda a gente não sou antissocial mas também não considero alguns amigos, no entanto esse grupo a modos que se mantém e voltaram a tentar incluir-me. Não é por todos, não sou nojenta, mas eu tento ao máximo evitar estas inclusões primeiro porque não consigo aceitar certas atitudes de alguns e segundo porque tenho amigos - uma delas a Rachel, pessoa que adoro - que são bastante excluídos disto.
Bem, prosseguindo, as situações que na verdade é basicamente uma só que vos trago hoje diz respeito aos aniversários da Jillian (que foi em Junho) e da Rachel que foi há literalmente uma semana - fixem isto porque é importante!! Ora, como devem imaginar no processo de dar prenda conjunta a alguém há que criar um chat para combinar tudo e há que haver uma pessoa que cria esse chat. Normalmente, só como facto informativo para vocês e referi hoje na mensagem geral que enviei eu não culpo apenas a ele por isto, essa pessoa é o Stiles ou a Sophie, ou a Caroline - estão a ver onde quero chegar? é sempre uma pessoa que enfim - eu nunca criei um chat de aniversário que fosse precisamente porque sabia que este tipo de coisas podia acontecer e eu não queria magoar ninguém fosse por isto ou outro motivo qualquer - e antes adicionavam apenas os elementos daquele "grupo", este ano isso mudou e houve um aniversário entre outro no início em que adicionavam a Rachel e/ou a Annie porque eram próximas da pessoa. Nos últimos meses começaram a adicioná-las para todas, e a incluí-las mais nas conversas, o que eu acho óptimo mas se é para uma coisa devia ser para todas certo?
Acontece que, há uns tempos a Jillian, que participa em todas as prendas não teve direito a chat deles nem a prenda. O quê que eu fiz? Falei com a Maggie, a Annie e a Rachel e demos uma prenda do coração e simbólica nossa. - guardem isto também porque é importante - depois disso a Jillian foi adicionada a outros chats e participou nas prendas porque é tão boa pessoa que simplesmente ignorou.
Hoje, foi criado um chat para um amigo nosso - ele entrou quando eu para o coro e desde sempre nos demos bem é óbvio que eu teria todo o gosto em participar - e adicionaram a Rachel. Ela fez anos há uma semana atrás e ninguém quis saber dela, e foram adicioná-la! E ela nem é assim tão próxima do rapaz por amor de Deus. Contive-me, mas achei que já chegava da Nea que não diz nada a este grupo e não os chama à atenção das suas atitudes e disse, com toda a calma e respeito, sem citar nomes lá nesse chat que podiam contar comigo porque tenho-o como grande amigo e em grande consideração, que queria mesmo participar numa prenda para ele, mas que achava que se devia começar a ter em atenção certas situações porque se damos prenda a uns, devemos dar a todos. Que já não era a primeira vez que acontecia não se dar prenda em conjunto a uma pessoa e depois adicioná-la para a prenda dos outros, que se deve começar a ter isto em conta porque são situações chatas e as pessoas ficam sentidas e com razão. Pedi desculpa mas tinha aquilo "entravado" porque já é a segunda vez que reparo e eu sinto-me pelas pessoas em questão.
Sei que não parece nada meu, eu própria fiquei espantada por não ter ficado calada, mas desta vez não me importei se posteriormente me iriam culpar de algo e revoltar-se contra mim, está na altura de falar. Toda a gente ficou calada. No entanto sei que 3 ou 4 pessoas partilham da minha opinião e até me encorajaram a dizer o que disse portanto não sou eu que estou errada, de todo.
Acontece que pouco depois recebi uma mensagem do Stiles, um testamento seguido de outro depois da minha resposta basicamente a usar a típica psicologia do "sinto-me mal mas agora vou aproveitar que estás a falar disso para te culpar a ti e fazer-te a ti sentir mal" e do "se tu és amiga delas, neste caso devemos ser nós a tomar o primeiro passo e criar o chat que está em falta, lembrar os outros da data e perguntar se se querem juntar" e "se para ti isto é uma obrigação para mim não é" - nunca disse o tal como sabem nem nada que se pareça! -  e ainda "as coisas sabem-se, acho mal juntarem-se uns para dar prenda e não se falar com o resto do pessoal", cair-me em cima. Lamento, não resultou. Foi como lhe disse, na altura falamos da situação toda com a Jillian ela não ficou nem está chateada por não termos lembrado o resto porque, sinceramente, e agora eu falei com a Rachel, ela é minha madrinha, há anos que a conheço não estou habituada a incluí-la nas prendas sempre lhe dei algo sozinha, assim continuei. Só tenho de dar justificações às pessoas que podiam estar magoadas, e com elas está tudo bem somos super amigas como sempre.
Basicamente é isto, decidi partilhar aqui para verem mais uma triste situação desta minha vida e para tentarem evitar na vossa. Para além disto são histórias interessantes e engraçadas até...
Há situações que cabem na consciência de cada um. E a minha, está tranquila.

You Might Also Like

4 comentários

  1. Eu se entrei numa prenda conjunta foi só uma vez. Quando eu gosto de alguém dou-lhe uma prenda sozinha. Se é simplesmente um conhecido então nem sequer dou nada. Entrar nesses esquemas, infelizmente, traz quase sempre chatices. Na faculdade tinha um grupo de 8 pessoas e hoje em dia falo só com uma e raramente.

    ResponderEliminar
  2. Às vezes os nossos amigos têm atitudes erradas e cabe-nos a nós chamá-los à atenção, embora muitas vezes eles achem que nós é que estamos errados. Eu acho que fizeste muito bem. No teu lugar faria o mesmo, se quisessem ficar chateados que ficassem, não podemos guardar para nós as coisas quando não nos identificamos ou concordamos.

    Gosto do novo design :)

    ResponderEliminar
  3. Bolas que confusão :/ Nunca fui de oferecer presentes em conjunto porque dá sempre buraco :s

    ResponderEliminar
  4. Chego à conclusão que há pessoas que só estão bem a tentar criar confusão, por isso aproveitam-se de tudo. É tão ridículo o ponto mesquinho a que chegam -.-'

    ResponderEliminar

Não me diga que o céu é o limite, quando há pegadas na Lua.

Devaneia para a frente*
Os comentários serão respondidos no teu blog, se demorar muito... a culpa é da falta de tempo e/ou da preguiça!

Subscribe